ESTUDO / VIDA CRISTÃ

Estudo / Vida Cristã

V. F. B. Beard

Publicado em 14.05.2004



 "Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança". Salmos 62:5.

Onde podemos encontrar este bem tão em falta em nosso tempo? Será algo que já nascemos possuindo? Será que o passar do tempo e a nossa experiência de vida nos trarão? "Nunca a pomos onde estamos, e nunca estamos onde a pomos”! Carecemos de ti, ó desejada esperança. Vem em meu auxílio, sofro por sua falta. Será que quando alcançar fortuna, ali também a encontrarei? Me vindo as amizades e com ela bons contatos e papos, tu estarás conosco? E se, porventura, a fama me cobrir, prometes ser minha companheira e poderei desfrutar de seu descanso para sempre e nunca mais o desespero se fará tão presente como um hóspede indesejável, importuno e eterno? Talvez, com a cultura e canudos, serei seu parceiro, o saber me tornará esperançoso finalmente, e poderei andar ao seu lado usufruindo da paz, alegria e equilíbrio e nunca mais meu semblante será triste e envelhecido pelas rugas das trombadas desta vida, que muitas vezes parece, na verdade, morte em vida. 

Que desventura e ilusão, por algumas destas coisas já passei e hoje parece que me encontro cada vez mais longe de ti. Onde estás, porque se esconde de mim? Vem, te peço.

Este relato pode ser a verdade de muitas pessoas nesta vida. Onde podem encontrar esperança e alegria?

Conta-se que certo rei estava muito triste com seu filho que não se interessava por nada e vivia em grande desilusão. Ao consultar o sábio, este lhe aconselhou a procurar em seu reino um homem feliz e que o príncipe vestisse a camisa deste homem feliz e sua vida mudaria. Nisto, o rei ordenou ao seu servo de confiança que procurasse em todo seu reinado este homem que fosse felicíssimo. Depois de andar muitos dias, ao longe ouviu um homem entoando um cântico à plenos pulmões e, chegando perto, viu que o homem estava cavando uma enorme valeta em um sol escaldante. Aproximou-se e, ao ver o rosto daquele súdito, viu que encontrara um homem realmente feliz. Contou a ele o pedido do rei e o homem, ainda sorrindo, disse não poder ajudar ao príncipe, pois não tinha nenhuma camisa para vestir.

         A Bíblia relata em Salmos 39:7 e 8, “Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti. Livra-me de todas as minhas transgressões; não me faças opróbrio dos loucos”. São muitos os descaminhos desta vida, mas somente Jesus é o caminho. E se há somente um caminho, os outros são atalhos que sempre nos ajudarão a nos perder nos labirintos obscuros do desespero. O homem vem galgando rumos e espera encontrar no fim, ou durante, uma vida feliz e esperançosa. Porém, a palavra de Deus declara que não haverá paz enquanto não nos encontrarmos verdadeiramente com Jesus, pois ele é o doador da esperança, “... e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa. I Timóteo 1:1b.

          Como você está agora? Está cansado de lutar e se vê como um desesperado lutador num fosso de areia movediça? Não consegue ver saída para sua angústia? Por que não olhar para o “autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo”, e ser liberto dos grilhões de suas própria convicções e incertezas? Por que hoje se encontras assim? Certamente podemos achar vários culpados, porém, só temos um salvador, sempre acessível e que nos ama incondicionalmente. Não falo do deus da religião, do deus dos dogmas eclesiásticos, do deus que nos serve apenas para preencher cadastros pessoais. No fundo de nosso desespero, um deus inacessível é o que não precisamos. Nesta hora de sofrimento, nossa religiosidade é mais um fardo vão e enfadonho. O que precisa para o descanso? É preciso encontrar–se juntamente com Ele naquela cruz e se ver, pela fé, incluído no Seu corpo como participante de sua morte e ressurreição para assim, deixar esta vida egoísta e herdar uma vida livre e cheia de esperança real e verdadeira. “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 2:20.

         Entendes agora onde está a esperança? Está Nele, o Salvador de todos os homens, Jesus Cristo, o Filho de Deus. Não endureças o teu coração, clama por uma vida nova, ela já lhe foi dada na cruz! Apodera-te dela, é para ti.

          Talvez concordes com esta afirmação, que Ele é o salvador porém, não é o bastante. Precisas clamar pois, se prostrado  e arrependido não clamares, continuarás prisioneiro de ti mesmo.

          Reconheça sua pequenez, beba da água da vida! Tenha esperança, encontre-a no lugar certo, em Cristo Jesus.

 

         Graça a todos.

        


VoltarEnviar páginaImprimir páginaComentar


Avenida Paraná, 76 - A - Próximo ao Calçadão - Londrina - Paraná - Brasil
Ministério Jovem Livres Em Cristo - Primeira Igreja Batista em Londrina