ESTUDO / VIDA CRISTÃ

Estudo / Vida Cristã

Pr. Alexandre Oliveira Chaves

Publicado em 04.01.2006



ııVıs, irmıos, fostes chamados para a liberdade. Nıo useis, da liberdade para dar ocasiıo ı carne; mas servi-vos uns aos outros em amor.ıı Gılatas 5:13

 

Uma das caracterısticas do evangelho de Jesus Cristo que o diferencia da religiıo ı justamente a liberdade que temos em Cristo. Liberdade esta que foi conquistada por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o filho de Deus, pelo mais alto preıo que se pode ser pago em todo o universo, que foi o derramar de sua vida na cruz em nosso favor. Com o propısito de nos tornar livres. ıSe o filho vos libertar verdadeiramente sereis livresı - Joıo 8:36.

 

Esta liberdade nos ı concedida pela graıa de Deus manifestada em Cristo, quando cremos no seu evangelho. Nıo tem nada haver com mıritos, mas sim com graıa de Deus. Atı a fı para crer no evangelho ı um dom de Deus. ıPois ı pela graıa que sois salvos, por meio da fı  e isto nıo vem de vıs, ı dom de Deusı - Efısios 2:08.

 

Falar da Graıa ı algo muito difıcil, principalmente no mundo em que vivemos. A compreensıo desta palavra ficou muito distante para nos do seu real significado, ou do significado que ela tem com relaııo ı maneira de Deus agir.

 

A Graıa ı um tema fascinante e espero no Senhor uma oportunidade para meditarmos mais nela, entretanto, no momento eu apenas gostaria de dizer que a Graıa ı o ınico meio hıbil para recebermos o favor de Deus, ela ı feita para os falidos, para aqueles que nıo tem recursos, para pecadores, se vocı nıo se enquadra nesta categoria fatalmente vocı estarı em outra categoria, a categoria daqueles que nıo precisam dela (da Graıa). Talvez seja humilhante demais para vocı reconhecer a sua real condiııo, mas saiba de uma coisa, se nıo for pela Graıa, nıo serı de jeito nenhum, pois como lemos no parıgrafo acima ı pela Graıa que somos salvos. E se realmente a Graıa te humilha demais, saiba que a palavra de Deus diz o seguinte: ıPois quem a si mesmo se exaltar serı humilhado, e quem a si mesmo se humilhar serı exaltadoı - Mt 23:12.

 

No tocante ı liberdade que temos em Cristo, e o fato de ela ser um ato da Graıa de Deus, ou seja, de nıo ter nos custado nada, gostaria de enfatizar que, para Deus custou a vida de seu filho. E se Ele pagou tıo alto preıo, ı um tremendo descaso da sua parte, e da minha parte, quando nıo damos valor a essa liberdade que Cristo conquistou para nıs na cruz do calvırio.

 

Gostaria  de refletir com vocı uma maneira da manifestaııo deste descaso, conquanto que existam vırias. Uma delas ı o legalismo religioso. Esse legalismo desconsidera a Graıa e a leveza do evangelho (Mateus 11:29 e 30) e priva as pessoas da liberdade que hı em Cristo, atando sobre elas fardos pesados (Mateus 23:04). Muitas pessoas vivem aprisionadas a homens e a sistemas religiosos que impıe fardos pesados e padrıes inatingıveis para pessoas que nıo sofreram a operaııo da cruz. Tais pessoas tornam-se cansadas mal-humoradas, prisioneiras das opiniıes dos outros, e preocupadas com os agentes secretos da F.I.B {Falsos Irmıos Bisbilhoteiros}. ıE isto por causa dos falsos irmıos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para reduzir-nos ı escravidıoı Gılatas 2:04.

 

Mesmo estas pessoas estando nessa situaııo nıo podemos chamı-las de vıtimas, pois

a palavra de Deus ı clara.ıPorque vira tempo em que nıo suportarıo a sı doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar-se-ıo de mestres, segundo suas prıprias cobiıas; e se recusarıo a dar ouvidos ı verdade, voltando ıs fıbulası 2 Timıteo 4:3 e 4. Normalmente as pessoas envolvidas com o legalismo, sıo pessoas que nıo aceitam a vergonha da cruz, ı humilhante demais para elas, preferem viver em um sistema hipıcrita de regrinhas de pode e nıo pode, pois ao obterem ıxito em alguma dessas regras como, por exemplo, eu nıo fumo, nıo bebo, transformam esses falsos  ıxitos em moedas de barganha, querem chegar diante do Deus de toda Graıa com seus egos inchados, como se todo esse c.c valesse alguma coisa, e dizer, ıh Deus graıas te dou porque nıo sou como os demais homens, ao invıs de dizer, ıh  Deus tem misericırdia de mim que sou pecador.

 

 

Como diz a palavra, cerca-se de mestres segundo suas prıprias cobiıas. Querem colher os louros do seu ıxito espiritual, e negam-se se analisar a si mesmo com sinceridade, chegando assim ı conclusıo da sua natureza de pecado e da sua necessidade de Graıa e Misericırdia, afinal de contas eu sou especial, nıo sou como os demais homens (Lucas 18:11a). Vivem normalmente uma vida dupla, sıo uma coisa na igreja e outra totalmente diferente fora dela. Rejeitam a Graıa, pois esta ofende o mırito, e tem como principal atributo dos que sıo alcanıados por ela, a sua total desqualificaııo. E ı totalmente inaceitıvel para essas pessoas o fato de que, elas nıo merecem a salvaııo que Deus esta propondo em Cristo.                                         

 

Se esta situaııo persiste, ela pode estar baseada em uma destas trıs coisas; Ignorıncia, coraııo duro ou descaso.

 

 

Com relaııo ı liberdade, liberdade  nıo significa fazer aquilo que  queremos fazer, mas sim aquilo o que e bom, aquilo que e agradıvel, aquilo que e perfeito. Ou seja, ter a condiııo de fazer  a vontade de Deus, pela manifestaııo da vida de Cristo em nıs. Pois esta condiııo nıo pode vir de nıs mesmos, pois nıo temos essa condiııo em nıs mesmos. Mas terı que ser um ato da Graıa de Deus em nossas vidas. Da manifestaııo da vida de Cristo em nıs, pela nossa inclusıo na sua morte e ressurreiııo. Para que isso seja real, tem que ser na base da fı na palavra de Deus. ıEstou crucificado com Cristo e vivo nıo mais eu, mas Cristo vive em mimı - Gılatas 2:20. Somente pela manifestaııo da vida de Cristo em nıs, ı que podemos estar na vontade de Deus.

 

 

Se uma pessoa, tentar fazer a vontade de Deus na base do seu prıprio esforıo, fatalmente caıra na realidade de Romanos 7:19 - ıporque nıo faıo o bem que quero, mas o mal que nıo quero esse faıoı. E diante da verdade  da palavra de Deus, terı a sua total incapacidade exposta, e a ınica atitude possıvel e sincera serı clamar pela misericırdia de Deus, e para que Cristo manifeste a sua vida nele. E poderı entender que melhor do que o salırio do seu esforıo, que o mantım escravo do seu ego e numa subida constante de uma escada que nunca termina, ı o descanso da aceitaııo de um Deus amoroso que nıo nos retribui segundo os nossos mıritos, porque sabe que nıo temos condiııo de ter mırito algum, a nıo ser do ponto de vista da corrupta e hipıcrita justiıa humana, mas que nos dı o seu tudo pela sua Graıa em Cristo, mesmo a uma pessoa pretensiosa, egoısta e que acha que pelos seus atos de justiıa contaminados pelo seu egoısmo e pelo seu pecado pode satisfazer a justiıa de um Deus santo e verdadeiramente justo. E diante desta sıplica - ıh Deus tem misericırdia de mim que sou pecador! - Poderı entıo pela graıa de Deus achar descanso em Cristo. Romanos 5:17 e 18 ıPorque, se pela ofensa de um sı, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundıncia da graıa, e o dom da justiıa, reinarıo em vida por um sı, Jesus Cristo. Pois assim como por uma sı ofensa veio o juızo sobre todos os homens para condenaııo, assim tambım por um sı ato de justiıa veio a graıa sobre todos os homens para justificaııo de vidaı.

 

Portanto querido, se vocı nıo esta em Cristo, ou se vocı nıo se acha desqualificado o suficiente para merecer a Graıa, tende cuidado. Mas se pelo Espirito vocı foi convencido do seu real estado de pecado, clame ao Pai misericırdia, pois se tem uma oraııo que o Pai ouve ı a seguinte: ıh Deus tem misericırdia de mim. E lembre-se, ı por Graıa. 

 

Agora, se vocı estı em Cristo, adore ao Senhor por esta Graıa maravilhosa. E lembre-se do que estı escrito em 1ı Pedro 1:13 - ıPortanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sıbrios, e esperai inteiramente na Graıa que se vos oferece na revelaııo de Jesus Cristo.ı

 

Amım.


VoltarEnviar páginaImprimir páginaComentar


Avenida Paraná, 76 - A - Próximo ao Calçadão - Londrina - Paraná - Brasil
Ministério Jovem Livres Em Cristo - Primeira Igreja Batista em Londrina