ESTUDO / VIDA CRISTÃ

Estudo / Vida Cristã

Pr. Alexandre Oliveira Chaves

Publicado em 12.04.2005



Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimento do mundo, e não segundo Cristo. Colossenses 2:08

"Tende cuidado", este é um aviso que revela o perigo que nos cerca. Sempre que estamos correndo perigo e alguém que nos ama percebe este perigo, este aviso é inevitável.

O Senhor nosso Deus, que nos ama com um amor que escapa a nossa capacidade de compreensão, através de Sua palavra, avisa-nos: tende cuidado. E o perigo pelo qual o Senhor nos alerta aqui é o perigo de sermos feitos escravos de homens. Eu quero aqui, neste artigo e nos próximos, ressaltar alguns dos meios utilizados para nos aprisionar, segundo o texto.

Primeiro: filosofia humana. É complicado falar de um assunto tão vasto e complexo, começo por confessar a minha incompetência para tal. Mas, ao examinar as escrituras na dependência da revelação do Espírito Santo, posso afirmar que a filosofia humana é contraria a filosofia de Deus. Isaias 55:08 "Pois os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.’’ Enquanto a filosofia humana exalta o primeiro lugar, a filosofia de Deus diz: os últimos serão os primeiros; enquanto a filosofa humana aplaude os fortes, a filosofia de Deus diz: o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.

Então, mesmo não tento um conhecimento mais profundo sobre filosofia, nós podemos, pela comunhão com a palavra de Deus, e com o Deus da palavra, discernir se o que esta chegando até nós é a verdade que nos liberta, ou a filosofia humana que nos aprisiona.

Concluímos então que não precisamos de um profundo conhecimento da filosofia do mundo, mas antes, pela graça de Deus, precisamos conhecer intimamente a Deus e a Seu filho, Jesus Cristo. João 8:32 "Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". E em João 14:06 "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim".

Quando a palavra de Deus declara que estamos mortos para o mundo, e o mundo para nós - Gálatas 6:14 "Mas longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo esta crucificado para mim, e eu para o mundo" - isso inclui também a nossa morte para a filosofia do mundo.

Se você já tem uma experiência real com a pessoa de Jesus Cristo, não estou me referindo aqui se você tem uma religião, ou se você freqüenta alguma igreja, o assunto aqui é se você tem uma experiência verdadeira de cruz, de morte e ressurreição em Cristo, se Cristo é a sua vida. Se você ainda não tem, o que estamos tratando aqui também serve para você, pelo menos para que você saiba que, sem esta experiência, qualquer conduta sua é vã. João 3:03 "Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo". E Gálatas 6:15 "De nada vale ser circuncidado ou não. O que importa é ser uma nova criação".

Como nós vimos nos textos acima, sem esta experiência, sem nascer de novo, ninguém pode sequer ver o reino de Deus, que dirá, pertencer a ele. Vimos também, que ser circuncidado, ou seja, ser um religioso, pertencer a uma religião, para Deus é sem valor algum, o que importa para Ele é somente se você é uma nova criatura. Você pode ainda estar se perguntando: "como pode ser isso?". Peça a Deus fé para crer na loucura da pregação do evangelho. Que Deus enviou seu filho, nascido em carne, que Ele morreu para pagar pelos seus pecados, não somente pelos seus, mas pelos do mundo todo, incluiu-te na sua morte, e ressuscitou para ser a sua vida. 1 Coríntios 15:03 "Pois primeiramente vos transmiti, foi o que recebi: que Cristo morreu pêlos nossos pecados, segundo as escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as escrituras". João 12:32 "Mas eu quando for levantado da terra, atrairei todos a mim".

Saiba que, esta experiência está disponível a você, se você quiser e é de graça. Apocalipse 22:17 "O Espírito e a noiva dizem: Vem! E todo aquele que ouvir diga: Vem! Quem tiver sede, e quem quiser, beba de graça da água da vida". Se você quiser realmente, manifeste a Deus esse querer dizendo: Deus tem misericórdia de mim, revela quem eu sou, revela Cristo a mim, por misericórdia. A palavra de Deus diz que um coração quebrantado e um espírito contrito, Deus não desprezará (Salmos 51:17). E a palavra do Senhor também diz, em Gálatas 2:19 e 20 "Pois, por meio da lei eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo. Vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim". Peça a Deus que pela graça, ele te revele isso, em nome do Senhor Jesus Cristo.

Estas coisas que escrevi para que fique clara a questão da experiência, e que possamos então prosseguir com o assunto em questão. Pois se você já tem esta experiência, da qual tratamos acima, você não poderá viver essa vida nova, com a filosofia da vida velha. Romanos 12:02 "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação de sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Se o que esta chegando até você, através dos púlpitos, ou de uma literatura, ou de um amigo se conformar com o modo de pensar do mundo, tende cuidado. Se você está valorizando o exterior, saiba que Deus sonda o coração. Se você esta buscando a sabedoria, saiba que o temor a Deus é o principio da sabedoria, e que Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sabias. Se você esta querendo ser justo aos seus próprios olhos, saiba que a justiça de Deus é Cristo, e que o Senhor não veio chamar justos, mas sim, pecadores ao arrependimento. Se você esta tentando se fazer aceitável a Deus, pela prática de boas obras, saiba que é pela Graça e somente pela Graça, manifestada em Cristo, que Deus nos torna aceitáveis a si. Se você está fazendo para ser, saiba que porque nos somos é que fazemos.

Quem tem ouvidos para ouvir ouça. Se você esta tentando agradar aos homens, saiba que quem quer agradar aos homens não pode servir a Deus. Se você já se achou digno, ou merecedor, ou especial, tende cuidado. Essa filosofia ou maneira de pensar não pertence a Deus, mais sim, ao mundo que jaz no maligno. Se este pecado tão de perto vos rodeia, não vos conformeis com ele, antes levai todo pensamento cativo a Cristo, e se coloque nas mãos daquele que é misericordioso e grandioso em perdoar. Se esta é uma fraqueza sua, saiba que aí esta uma grande oportunidade de Deus manifestar o seu poder. 2ª Coríntios 12:09a "Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza".

Muitas pessoas tem se tornado escravas de outras pessoas, ou de si mesmas, por ignorar este aviso ou, por não dar credito ao que a palavra de Deus esta dizendo. A palavra do Senhor diz em Gálatas 5:01 "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão".

Que pela graça do Pai, em nome do meu Senhor Jesus Cristo, o Espírito Santo nos revele o amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, para que o sacrifício de Jesus Cristo não seja em vão, para que você e eu possamos dar frutos que glorifiquem ao Pai, vivendo uma nova vida. "Portanto, se alguém esta em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo." 2° Coríntios 5:17


VoltarEnviar páginaImprimir páginaComentar


Avenida Paraná, 76 - A - Próximo ao Calçadão - Londrina - Paraná - Brasil
Ministério Jovem Livres Em Cristo - Primeira Igreja Batista em Londrina